Início / Séries e Filmes / Victoria – Um filme feito todo em plano sequência

Victoria – Um filme feito todo em plano sequência

Victoria, do mesmo diretor de Corra Lola, Corra é um filme alemão rodado de uma vez só num plano sequencia de quase duas horas e meia de duração.

victoria

Victoria conta a história de uma garota espanhola que foi morar na Alemanha e numa noite saindo de uma balada ela conhece 4 rapazes alemães que estão causando tumulto na porta do estabelecimento em que ela estava. Ao ser convidada pelos rapazes para andar com eles pelas ruas da cidade, para conhecer a “verdadeira Alemanha” ela acaba aceitando o convite e começar a andar pelas ruas acompanhando os rapazes.

Victoria se deixa ir noite adentro até que decide ir embora porque tem que trabalhar dali a poucas horas, e nisso o rapaz chamado Sonne decide ir acompanhando ela até em casa para dar uma de Don Juan. Ao chegarem ao local de trabalho dela ela o convida par entrar e lá eles podem conversar um pouco a sós.

Victoria 4

É nesse momento que conhecemos um pouco da historia de Victoria e entendemos um pouco do porque ela estava sozinha na balada, percebemos o quanto ela é solitária e como aquilo vai fazer sentido depois na forma como ela se deixa envolver na trama do filme aceitando ir com aquelas pessoas que acabou de conhecer.

Enquanto eles estão no café os outros 3 rapazes chegam chamando por Sonne, eles tem um compromisso aquela hora e precisam dele, mas um dos rapazes está muito mal por ter bebido demais e eles chamam Victoria para ir no lugar dele. Ela aceita, mesmo sem saber do que se trata e mesmo já tendo visto vários sinais de que aqueles caras não são exatamente exemplos de bons cidadãos.

Victoria_

Dai pra frente não vou contar mais da história do filme pra não estregar a surpresa de ninguém. Mas desde já adianto que Victória não é nenhum filme ultra  sensacional ou que vai explodir sua cabeça por conta de história mega surpreendente e revolucionária, vai mais da boa vontade e interesse da pessoa de querer acompanhar a história até o fim para ver o que vai acontecer.

Uma das coisas que mais chama atenção em Victoria é a forma como ele foi feito. Já falei aqui recentemente de um filme que foi todo filmado em primeira pessoa, o Hardcore Henry, e dessa vez temos mais um filme gravado de uma forma pouco usual. 

Victoria foi todo gravado de uma vez só num plano sequência gigante em que não há truques ou cortes de câmera em momento algum. O contrário de Birdman, que usava bastante de truques para esconder cortes e fazer parecer que o filme todo havia sido feito em plano sequência, Victoria realmente foi feito todo dessa forma.

O filme foi todo gravado 3 vezes, as duas primeiras não ficaram do agrado do diretor então eles fizeram uma terceira vez e foi a que ficou como versão definitiva mesmo. Os Atores ensaiaram durante 12 dias e muitas das falas do filme foram improvisadas na hora, tendo inclusive acontecido erros durante a gravação, como a hora em que a garota errou a rua que deveria entrar com o carro mas as coisas foram corrigidas durante a filmagem mesmo não sendo necessário recomeçar nem gravar tudo novamente.

Victoria projeto supremo

Os destaques do filme ficam por conta dos atores Laia Costa que faz o papel de Victoria, Frederick Lau que faz o papel de Sonne, do Diretor Sebastian Schipper, que é o mesmo diretor de Corra Lola Corra e dos cinegrafistas que fizeram um puta trabalho.

Conclusão:

Victoria ganhou o Urso de Prata no festival de Berlim e dividiu um pouco as opiniões, alguns acham que só levou o prêmio por questões técnicas, por ter sido gravado todo em plano sequência, pela dificuldade de se fazer um filme inteiro dessa forma, ou seja, a técnica acima da arte.

Já outros vem mérito no filme como um todo, como uma história e atuações consistentes, e eu justamente estou nesse segundo time, não que eu seja um grande manjador de nada disso, digo como simples telespectador mesmo, de verdade eu curti o filme também pela história, que como eu já disse anteriormente não é nada sensacional, mas que me prendeu até o fim, os acontecimentos que vão se seguindo conforme a história avança foram me deixando interessados para ver como aquilo iria acabar.

Eu fiquei satisfeito com o resultado final do filme tanto em termos de história, quanto em atuação e achei bem legal o lance do filme ter sido todo filmado de uma vez só no tão falado plano sequência. Que foi um do motivos principais que me chamaram atenção.

 

Gostou? Compartilhe!!!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre Oni

Especialista em compras compulsivas. Mestre em largar jogos pela metade. Doutor em Leitura de livros com figuras. Príncipe em assistir séries pela metade . Rei da procrastinação. Deus do meu mundo.

Deixe uma resposta