Início / Uncategorized / Especial dia da Toalha – O Guia do Mochileiro das Galáxias

Especial dia da Toalha – O Guia do Mochileiro das Galáxias

E, então, uma quinta-feira, quase dois mil anos depois que um homem foi pregado num pedaço de madeira por ter dito que seria ótimo se as pessoas fossem legais umas com as outras para variar, uma garota, sozinha numa pequena lanchonete em Rickmansworth, de repente compreendeu o que tinha dado errado todo esse tempo e finalmente descobriu como o mundo poderia se tornar um lugar bom e feliz. Desta vez estava tudo certo, ia funcionar, e ninguém teria que ser pregado em coisa nenhuma.

Infelizmente, porém, antes que ela pudesse telefonar para alguém e contar sua descoberta, aconteceu uma catástrofe terrível e idiota, e a ideia perdeu-se para todo o sempre.

Esta não é a história dessa garota.

É a história daquela catástrofe terrível e idiota, e de algumas de suas consequências.

É também a história de um livro, chamado O Guia do Mochileiro das Galáxias – um livro que não é da Terra, jamais foi publicado na Terra e, até o dia em que ocorreu a terrível catástrofe, nenhum terráqueo jamais o tinha visto ou sequer ouvido falar dele.

Apesar disso, é um livro realmente extraordinário.

giphy (1)

Então Sras. e Srs. hoje é o Dia da Toalha, ou o Dia do Orgulho Nerd para você que é nerd, eu pessoalmente não sou nerd, mas como costumo utilizar toalha todos os dias, vou preferir chamar de dia da toalha mesmo, e para comemorarmos essa data de importância duvidosa (sim, porque afinal temos que ter um feriado nacional para todos podermos ficar em casa enrolados em nossas toalhas, porque ai sim será realmente uma data a se comemorar no sentido bíblico e tal).  E vou aproveitar a ocasião para falar então da obra que deu origem a data: O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrito por Douglas Adams.

Curiosamente o dia 25 de maio nada tem de especial em se tratando da data em si, não é o dia do nascimento ou morte de Douglas Adams ou mesmo o dia da publicação do Guia do Mochileiro das Galáxias, a data foi criada alguns dias após a morte do autor, originalmente se pensou uma data que se passasse 42 dias após a data do falecimento, mas no final a aleatoriedade venceu e se convencionou que a data seria a dia 25 de maio mesmo. Com relação a ser considerado o dia do orgulho nerd é que em 25 de maio marca também a estréia  do filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, o primeiro filme da série.

A história de todas as grandes civilizações galácticas tende a atravessar três fases distintas e identificáveis – as da sobrevivência, da interrogação e da sofisticação, também conhecidas como as fases do como, do por que e do onde.

Por exemplo, a primeira fase é caracterizada pela pergunta:

Como vamos poder comer?

A segunda, pela pergunta: Por que comemos?

E a terceira, pela pergunta: Aonde vamos almoçar?”

o-guia-do-mochileiro-das- galaxias- Dia da Toalha

Bom vamos falar sobre os livros e o filme. O 1º livro Guia do Mochileiro das Galáxias foi lançado em 1979 e o 5º e último livro foi publicado em 1992. O Guia começou como um programa de rádio e após fazer sucesso acabou sendo compilado e publicado em forma de livros. Douglas Adams começou a trabalhar no roteiro do filme, mas o filme só foi lançado em 2005, ele faleceu em 2001 e não pode ver o resultado da sua obra nas telonas. O filme embora não seja tão bom como o livro, é bem fiel a obra original em muitos aspectos e tem a Zoe Deschanel, então já vale a pena ver só por isso.

Sobre a história em si.. não, pera.. Sério, vamos trocar um ideia aqui entre a gente, não vai ser preciso eu falar sobre a história do livro né?? É um livro de 200 páginas que tá toda hora em promoção nos submarinos da vida, a coleção com os 5 volumes pode ser facilmente adquirida por ai por 20 dinheiros, além de ser um puta livro divertido de se ler é um clássico de ficção moderna e se você quer ser mesmo digno de comemorar o Dia da Toalha ou se considera nerd e quer comemorar o dia do seu orgulho ai, o minimo que você pode fazer é parar para dar um lida pelo menos no primeiro livro que é sem dúvida o melhor dos 5. Então vamos combinar, vai lá ler o bagulho e divirta-se.

– Sabe – disse Arthur, pensativo – , isso explica um monte de coisas. Toda a minha vida eu sempre tive uma impressão estranha, inexplicável, de que estava acontecendo alguma coisa no mundo, uma coisa importante, até mesmo sinistra, e ninguém me dizia o que era.

– Não – disse o velho – , isso é só uma paranóia perfeitamente normal. Todo mundo no Universo tem isso.

giphy

Alguns verbetes encontrados no Guia do Mochileiro da Galaxias:

ESPAÇO: O espaço é grande. Grande, mesmo. Não dá pra acreditar o quanto ele é desmesuradamente inconcebivelmente estonteantemente grande. Você pode achar que da sua casa até a farmácia é longe, mas isso não é nada em comparação com o espaço.

TOALHA: uma das coisas mais úteis para um Mochileiro das Galáxias. Pode ser usada para se proteger do frio, da chuva, ser amarrada na forma de venda nos olhos no caso de precisar evitar olhar para algo, como uma grande altura ou uma Terrível Besta de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); pode também ser usada para evitar contato com o chão durante a noite, caso queira ou precise dormir ao relento e pode ser usada para se secar após um banho se estiver seca e limpa o suficiente.

ÁLCOOL: é um líquido volátil e incolor formado pela fermentação dos açúcares. Acrescenta ainda que o álcool tem o efeito de inebriar certas formas de vida baseadas em carbono.

O Guia do Mochileiro das Galáxias também menciona o álcool. Diz que o melhor drinque que existe é a Dinamite Pangaláctica.

Afirma que o efeito de beber uma Dinamite Pangaláctica é como ter seu cérebro esmagado por uma fatia de limão colocada em volta de uma grande barra de ouro.

TERRA: Inofensiva

TERRA (atualizado): Praticamente inofensiva

AMOR: A Enciclopédia Galáctica define o amor como algo incrivelmente complicado de se explicar.

Já o Guia do Mochileiro das Galáxias define amor como: geralmente doloroso, se puder, evite-o. Mas para o azar dos terráqueos, eles nunca leram o Guia do Mochileiro das Galáxias.

Feliz dia da Toalha a todos!

Gostou? Compartilhe!!!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre Oni

Especialista em compras compulsivas. Mestre em largar jogos pela metade. Doutor em Leitura de livros com figuras. Príncipe em assistir séries pela metade . Rei da procrastinação. Deus do meu mundo.

Deixe uma resposta