Início / Documentário / Call Me Lucky – Documentário

Call Me Lucky – Documentário

Call Me Lucky conta a história do comediante e ativista Barry Crimmins. O documentário retrata a vida e a carreira do artista contando a importância de Crimmins tanto no cenário da comédia stand up no anos 80, onde ele fundou um dos maiores e mais importantes clubes de comédia dos EUA, quanto no seu ativismo politico contra o governo americano e a igreja católica e na sua cruzada contra a pedofilia.

Call-Me-Lucky-2015-Wallpapers

De inicio já vou avisando que Call me Lucky não é um documentário fácil ou mesmo “agradável” de se assistir. O longa conta a história de um comediante, mas em nenhum momento ele tenta ser engraçado ou mesmo “pegar leve” com a história que ele realmente quer contar. Crimmins já nos anos 80 demonstrava uma veia politica muito forte, suas falas eram muito mais contestadoras com relação ao governo e a igreja do que propriamente peças de humor de puro entretenimento.

Crimmins  é um comediante, mas sua fala sempre foi dura, ele sempre mostrou uma raiva e uma postura agressiva que nada se assemelhava ao que outros artistas como ele faziam na época. O seu tom de critica, principalmente contra o governo Reagan e a instituição igreja católica, era verbalizado de forma muito bem articulado, e ela era tido pelos seus semelhantes como uma das mentes mais brilhantes de sua geração.

A primeira metade do filme procura demonstrar justamente isso, a forma de agir e os ideais de Crimmins sendo contados através de amigos próximos a ele. Como ele militava em campanhas pelos direitos civis, direitos humanos, como ele via e entendia o cenário politico ao redor dele e como ele fazia tudo isso sendo uma figura que sempre parecia estar a ponto de explodir de tanta indignação pelas coisas erradas que ele via e tentava lutar contra.

Call Me Lucky

A partir de determinado momento do documentário a história vira e se torna algo totalmente diferente, o foco fica sendo outro. Durante um espetáculo Barry Crimmins conta que foi abusado diversas vezes quando era criança e a partir dai o documentário passa a focar nesse tema, tanto para explicar um pouco da personalidade de Crimmins como para contar como ele passou a agir lutando ativamente para o que aconteceu com ele fosse denunciado e combatido, porque as pessoas precisam saber que esse tipo de crime acontecia com várias crianças, e também lutando junto ao congresso para que fossem tomadas medidas contra a disseminação de conteúdo de pedofilia na internet.

Call Me Lucky é um documentário forte e poderoso. Ele chega a ser pesado em alguns momentos de tão direto e cru que ele é, mas ideia é justamente essa, é um tema sério e precisa ser falado abertamente. A coragem de Barry Crimmins e sua luta ajudou a criar mecanismos que inibissem a proliferação de material criminoso na internet, ajudou várias pessoas a fazerem igual ele e denunciarem abusos sofridos por elas, e sua luta contra o governo e contra  a igreja, ou sobre o que essas instituições representam pra ele continua firme e forte até hoje.

Com seu estilo agressivo Crimmins tem ótimos argumentos para atacar as coisas que ele acha errado ao mesmo tempo em que ele próprio é um exemplo para as pessoas. Ele sofreu e passou por coisas que poderiam ter destruído sua vida ou o transformado numa pessoa diferente, mas como ele mesmo disse, ele acaba por se considerar um cara de sorte por ter conseguido passar por tudo aquilo e ter continuado a vida dele. Call Me Lucky é uma obra poderosa e merece ser assistida com toda atenção possível.

O documentário está disponivel na Neftlix.

 

Gostou? Compartilhe!!!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre Oni

Especialista em compras compulsivas. Mestre em largar jogos pela metade. Doutor em Leitura de livros com figuras. Príncipe em assistir séries pela metade . Rei da procrastinação. Deus do meu mundo.

Deixe uma resposta