Início / Séries e Filmes / Batman vs Superman. É só isso DC?

Batman vs Superman. É só isso DC?

Batman vs Superman: a origem da justiça é um dos filmes mais esperados do ano. E não é pra menos, é a reunião dos 3 maiores heróis da DC, num filme que dará o ritmo de todo universo compartilhado que virá a seguir, e que prepara o terreno para o tão esperado filme da Liga da Justiça.

Batman vs Superman

E o filme dirigido por Zack Snyder fez jus a expectativa que pairava sobre ele?

Já vou me adiantar aqui e dizer: não fez.

Batman vs Superman é um filme arrastado até metade dele. Com cenas desnecessárias, pouco desenvolvimento de personagens e uma construção de história pobre. E na segunda metade é uma profusão de cenas de ação escuras e de bastante impacto visual que certamente irá agradar aqueles que querem ver os heróis em ação. Especialmente o Batman, que é a melhor coisa desse filme.

Ben Afleck, que assim que foi anunciado como Batman sofreu critica de tudo quanto é canto, está muito bem no papel. A construção deficiente de personagens do Snyder não consegue focar a história em nenhum personagem e vive pulando de um para outro sem que consiga se aprofundar em qualquer um deles. E nisso, não é de se estranhar que o único personagem com um pouco mais de profundidade se sobressaia na história.

batman-vs-superman

Quanto ao Superman, ele é o saco de pancada da história. Ele não sabe o que está fazendo ali e sua história é tão mal desenvolvida, que o filme que originalmente era pra ser dele, foi totalmente tomado pelo Batman. Os outros personagens ligados a ele estão deslocados na história, Lois Lane e Martha Kent aparecem mais do que precisam e não fazem nada de útil o filme todo. Ah, e tem o Lex Luthor também com sua atuação fanfarrona que ajuda a estragar ainda mais o núcleo do Superman e a história como um todo.

A Mulher Maravilha está lá também, e como ela terá um filme próprio para contar sua história nem houve uma tentativa de desenvolvimento da personagem no decorrer do filme. Ou talvez o Snyder estivesse ocupado tentando desenvolver a relação entre Perry White, Lois e Clark e não se lembrou da Mulher Maravilha na primeira metade do filme, vai saber. Quando ela aparece é bacana, e as cenas de ação também não ficaram ruins. Ainda que a Gal Gadot não me convença como Mulher Maravilha, ela não compromete em nada o filme. Ela está lá é importante para a parte final do filme.

Batman-vs-Superman-e-Mulher-maravilha

A história carecia de um pouco mais de desenvolvimento, soluções fáceis foram colocadas para resolver impasses que não deveriam ser resolvidos daquela forma. Cenas desnecessárias, como a cena do deserto por exemplo, mostram que o filme as vezes se perde sem necessidade nenhuma. Provavelmente um diretor mais habilidoso em contar uma história tivesse obtido um melhor resultado com o filme.

É difícil enumerar as coisas boas frente a tanta coisa fraca que Batman vs Superman teve. Mas o filme tem seus momentos bons também, e praticamente todos eles são relativos ao Batman. A caracterização do personagem, o batmóvel e própria postura do personagem com relação ao Superman. Há cenas desnecessárias de ação? Sim. Mas também há boas cenas, e é inegável que a parte onde aparece a Mulher maravilha e os 3 aparecem juntos ficou muito bacana e não tem como não abrir um sorriso nessa hora.

batman_v_superman01

O filme é péssimo em tudo? Não. Tem partes bacanas e com certeza vai agradar muita gente. Se a pessoa quer simplesmente sentar na cadeira por 2h e 30min e ver algumas cenas de ação impactantes, vai se divertir. Se você quer ver os heróis reunidos lutando contra um monstro gigante, vai se divertir também. E se você quiser ver o Batman em ação, vai se divertir pra caramba. Mas o filme carece realmente de algo mais, de um roteiro melhor desenvolvido e de uma direção melhor.

A DC corre alguns riscos deixando o futuro dela nas mãos do Zack Snyder, agora é esperar pra ver se esses problemas todos vão ser melhor resolvidos no filme da Liga da Justiça ou vamos ficar eternamente esperando a DC acertar na construção de um universo coeso dos seus super heróis.

Gostou? Compartilhe!!!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre Oni

Especialista em compras compulsivas. Mestre em largar jogos pela metade. Doutor em Leitura de livros com figuras. Príncipe em assistir séries pela metade . Rei da procrastinação. Deus do meu mundo.

Deixe uma resposta