Início / Séries e Filmes / Eu assisto de novo: O Exorcista – Especial Sexta feira 13

Eu assisto de novo: O Exorcista – Especial Sexta feira 13

Bom crianças malditas, hoje é sexta feira 13 e vamos então aproveitar para lembrar aqui o que eu considero como sendo meu filme de terror favorito, ou pelo menos aquele que tenho boas lembranças de ter realmente me dado algum tipo de medo quando eu era criança, Vamos relembrar O Exorcista.

o-exorcista-

O acesso a filmes era bem mais complicado nos anos 90, não tínhamos internet para baixar filmes, não tínhamos camelôs vendendo 3 dvds por 10 reais em cada esquina, enfim, o acesso que tínhamos era a boa e velha vídeo locadora, e sendo que eu nem mesmo tinha um aparelho de vídeo cassete, meu acesso era ainda mais restritivo para ver filmes. Se não eram o tradicionais filmes da sessão da tarde, era ver na casa de amigos ou então não ver mesmo e só ouvir falar a respeito.

O Exorcista foi um desses casos, eu primeiro ouvi falar muito dele, para só depois de algum tempo eu poder assistir de fato. Na época eu estava acostumado com o filmes que passavam na tv nos canais abertos, então eu assistia Sexta feira 13, Jason, e outros filmes do tipo, que eram filmes de terror mas que só me davam, e de vez em quando, pequenos sustos, não chegavam a me dar medo de verdade ou tirar meu sono a noite.

Mas com O Exorcista foi diferente. O filme realmente conseguiu me impressionar, de tal forma que a imagem da Regan (Linda Blair) na cena do crucifixo me deixa incomodado até hoje quando lembro disso.

exorcista filme

Se você não ainda não viu O Exorcista (em que mundo você vive hein??), aqui vai um pequeno resumo da história: Após perceber que a filha está agindo de forma estranha,  falando palavrões com voz grossa e blasfemando a torto e a direito (o que seria um comportamento normal de uma pessoa entrando na adolescência), e fazendo outras coisas mais estranhas, e de forma estranha eu não digo fumar baseado escondido e cabular aulas), o que também seria normal nessa fase), mas agindo estranho do tipo flutuando, movendo objetos com a mente e atacando psicólogos, a mãe da Regan resolve apelar pra um padre pra tirar a adolescência o demônio que parece ter possuído o corpo da menina.

Nisso chega o Padre garotão tentando achar um explicação lógica/psicológica pra possessão demoníaca e vendo que o capiroto realmente se instalou na garota ele pede arrego e chama um padre old school pra ajudar ele a expulsar o capiroto. Enfim, O Exorcista é sobre possessão, demônio, menina xingando e vomitando na mãe e nos padres. Baita filme.

o-exorcista-foto-21

O Exorcista pode não ser o filme de terror mais forte, polêmico, feio ou assustador que existe, sei que há outros filmes mais fortes e mais impactantes que ele, mas tenho essa reverência por ele justamente por ser um dos primeiros filmes que me perturbaram de verdade. Tem todo o peso da época em que eu assisti e talvez se eu tivesse assistido hoje em dia pela primeira vez eu também não impressionasse mais. Mas fico feliz por te-lo assistido na época certa. E mesmo revendo hoje ainda considero um filme muito bem feito no que ele se propõe. Linda Hamilton está apavorante de verdade, e o filme toca em assuntos que até hoje muitos tem resistência de tocar no tema da forma que o filme aborda.

Por conta de gostar tanto do primeiro filme acabei não vendo as continuações por ler que não mantiveram o mesmo nível do filme original, mas é algo que ainda quero dar uma olhada. Enquanto isso, vou ficar namorando o livro que deu origem ao filme, a edição foi lançada pela Darksidebooks aqui no Brasil e além da belíssima edição que já é caraterística dos livros da editora ele vem também com tabua de Ouija para você que quer de invocar o seu próprio Pazuzu. Muito foda. exorcismo-darkside-banner-interno

 

Gostou? Compartilhe!!!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre Oni

Especialista em compras compulsivas. Mestre em largar jogos pela metade. Doutor em Leitura de livros com figuras. Príncipe em assistir séries pela metade . Rei da procrastinação. Deus do meu mundo.

Deixe uma resposta